terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2ª-3ª Semana - Erguer paredes







Mesmo que o temporal dos últimos dias tenha derrubado alguns blocos e tenha sido necessário refazer algumas paredes, os trabalhos prosseguiram a bom ritmo, só tendo parado na tarde do dia 24 de Dezembro e no feriado de Natal. Efectivamente, nesta fase inicial, os avanços na obra são bastante perceptíveis, podendo ver-se a casa a “crescer” dia após dia.
Na terceira semana foram erguidas quase todas as paredes do r/c, deste modo se limitando o espaço e definindo as divisões deste piso, podendo mesmo ver-se nas fotos o azul das placas de wallmate (3 cm) que hão-de servir de isolamento térmico e acústico à nossa futura habitação.
A todos que aqui passam, votos de um feliz Natal e de um próspero ano novo!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

1ª-2ª Semana - Fundações, sapatas e ferro a despontar







Depois de deixar o terreno com a cota pretendida, no início da segunda semana, foi necessário colocar uma camada de gravilha e outra de betão de limpeza na zona onde há-de assentar a própria casa, entre outras razões, para a proteger da humidade do solo. Mesmo não contando com a ajuda de S. Pedro, que nessa altura nos presenteou com alguns dias de chuva intensa, as fundações da casa ficaram concluídas, mas gastamos muito betão, muita brita, ferro, blocos e cimento, basta olhar às facturas... Nas fotos é possível ver as sapatas e o ferro onde vão nascer os pilares, contudo, nesta fase, julgamos ter uma perspectiva errada das dimensões da construção no seu todo. Em qualquer, com a planta de memória, já percorremos todos os compartimentos do r/c, mas há uma ou outra parede cuja localização exacta ainda não conseguimos definir. Se é verdade que pensamos sempre nas dimensões de cada espaço, também queremos encontrar um equilíbrio perfeito entre o hall, a garagem, a cozinha, o quarto, o escritório, o wc, a sala e as escadas… Em resumo, a procissão ainda vai no adro!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Primeira pedra !







O dia 7 de Dezembro 2009 marca o início da nossa obra! Não houve nenhum cerimónia de lançamento da primeira pedra, contudo, inevitavelmente, esta será uma data histórica para nós. Bem sabemos que só agora se iniciou uma longa contagem decrescente, mas qualquer viagem tem sempre um primeiro passo.
No nosso caso, sem fugir à regra, revelou-se necessário nivelar o terreno e fazer algumas marcações. Assim já podemos ter uma melhor ideia do tamanho da casa e das suas zonas envolventes.

sábado, 5 de dezembro de 2009




Começo por pedir desculpa pela extensão demasiado grande do nosso último artigo. A ajuizar pelo que me disseram, ninguém terá conseguido lê-lo até ao fim. Prometo que de futuro vou apelar à minha capacidade de síntese.
O Alvará de Construção é o documento que marca o fim da parte burocrática e o início da obra, por isso dá-nos imenso gosto vê-lo afixado no terreno, como que a anunciar o nascimento da nossa futura casa. O empreiteiro também já lá colocou um contentor, para guardar algum material de construção e por o seu equipamento a salvo dos amigos do alheio. A ver vamos se corre tudo bem, para já estamos bastante optimistas, oxalá não seja um “parto” demasiado difícil e longo.